(UNESP 2014) - Vacina

SUS vai oferecer vacina contra HPV a partir de 2014 O Ministério da Saúde anunciou, nesta segunda-feira [01.07.2013] que o SUS passará a oferecer vacina contra o papilomavírus humano (HPV) a partir de março de 2014. Esta será a vigésima sétima vacina oferecida pelo sistema público de saúde. O SUS fará a imunização de meninas de 10 e 11 anos. As vacinas só poderão ser aplicadas com autorização dos pais ou responsáveis. A vacina vai ser utilizada contra quatro tipos do vírus HPV, que, segundo o ministério, são responsáveis por alto índice de casos de câncer de colo de útero. (http://g1.globo.com)
Considerando que a principal forma de transmissão do vírus HPV é por meio das relações sexuais, que a vacina será aplicada em meninas de faixa etária na qual não há vida sexual ativa, e que o tempo médio para a manifestação do câncer de colo é de cerca de 10 anos depois de adquirido o vírus HPV, a campanha de vacinação promovida pelo SUS tem importância em termos de saúde pública? Justifique. A vacina em questão substitui o preservativo (camisinha) na prevenção da AIDS, causada pelo vírus HIV? Justifique sua resposta.

Resolução:
Sim. A campanha tem importância porque essa vacina confere imunidade durante aproximadamente 10 anos, após os quais é dada uma dose de reforço. Não. A vacina contra HPV induz imunização específica para esse vírus. Logo, o indivíduo vacinado não es - ta ria imune ao vírus HIV, sendo necessário o uso do preservativo. 
(Resolução Curso Anglo)

0 comentários:

Postar um comentário