(UNIRIO - 2006) - Biologia Molecular

Estima-se que o comércio de flores movimente, no varejo, entre R$ 1,36 e 1,56 bilhões anualmente. Doenças virais em flores e plantas ornamentais cultivadas podem ocasionar prejuízos consideráveis, como o ocorrido com girassóis e outras plantas ornamentais pela ação do Sunflower chlorotic mottle virus, isolado de Zinnia (SuCMoV-Zi).
A partir do trabalho de identificação e caracterização deste potyvírus isolado de uma planta ornamental (Zinnia elegans), cultivada na Região Noroeste do Estado de São Paulo, foi realizado o seqüenciamento do fragmento viral e determinada a estrutura de uma proteína capsidial com 264 aminoácidos.
MARITAN, AC, GASPAR, JO & CAMARGO, LEA. Caracterização de um Potyvírus isolado de Zinnia elegans. Fitopatologia Brasileira. 29:028-033. 2004

Sabendo-se que o códon de início da tradução, AUG, determina o aminoácido metionina e o códon de terminação UGA não codifica aminoácido e interrompe a síntese, qual o número de bases nitrogenadas do RNA viral envolvidas na síntese dessa proteína capsidial? Justifique sua resposta.

Resolução:
Questão: 795 (setecentas e noventa e cinco) bases nitrogenadas, porque cada códon, composto por três nucleotídeos, codifica um aminoácido, além do último códon que interrompe a síntese e não codifica nenhum aminoácido, isto é, 264 x 3 + 3

0 comentários:

Postar um comentário